Um marco de integração e alegria em Tiradentes/MG

xi encontro aposentados e pensionistas abertura 19 08 2024 11

Entre os dias 18 e 21 de agosto de 2024, o Santíssimo Resort, em Tiradentes/MG, foi palco do XI Encontro de Aposentados e Pensionistas da ANFIP-MG. O evento reuniu associados e convidados e ficou marcado por momentos de integração, palestras enriquecedoras e discussões sobre temas relevantes para a categoria.

Cerimônia de Abertura

A cerimônia de abertura, realizada na manhã do dia 19 de agosto, contou com palestras sobre assuntos de grande interesse dos participantes, como ações judiciais, benefícios e investimentos, dentre outros.

A mesa de honra foi composta por Décio Bruno Lopes, presidente da ANFIP-MG; Miguel Arcanjo Simas Nôvo, presidente do Conselho Executivo da ANFIP Nacional; Ana Lúcia Guimarães Silva, diretora vice-presidente da ANFIP-MG e coordenadora da comissão organizadora do evento; e Ana Maria Morais da Silva, diretora de Aposentados e Pensionistas da ANFIP-MG.

Décio Bruno Lopes abriu o evento expressando sua gratidão aos colegas de diretoria, aos integrantes do Conselho Executivo da ANFIP presentes e aos palestrantes, que contribuíram para o sucesso do encontro. “Este evento é uma oportunidade de reafirmar nosso compromisso com a ANFIP-MG e fortalecer os laços com a ANFIP Nacional”, declarou.

O presidente aproveitou a oportunidade para elencar as principais realizações de sua gestão, destacando o compromisso com a modernização da entidade, a readequação das atividades administrativas e a melhoria das condições de trabalho para diretores e funcionários. Ele mencionou a elaboração do manual de governança e controle interno, a revisão de atos normativos e a adequação do quadro de funcionários.

Outro ponto de destaque foi o foco no associado, que, segundo Lopes, tem guiado todas as ações da diretoria. Ele mencionou a implementação de um sistema de rodízio de diretores para garantir que os associados sejam sempre atendidos por alguém da direção, além da celebração de diversos convênios que visam oferecer benefícios adicionais aos filiados da ANFIP-MG.

Em relação ao orçamento, o presidente reafirmou o compromisso da diretoria com a premissa de "fazer mais com menos", adequando os gastos às receitas orçamentárias. Ele destacou a importância da participação da ANFIP-MG em ações da ANFIP Nacional, como o “Projeto Sociocultural” e a "ANFIP do Futuro", que busca a unificação com as entidades regionais, sem prejuízo da autonomia.

Por fim, Décio Bruno Lopes enfatizou que as conquistas alcançadas durante sua gestão só foram possíveis graças à participação ativa dos associados e à harmonia entre a diretoria e os membros da entidade. "Mais uma vez, agradeço a todos pela atenção e pela participação. Um forte e fraterno abraço", concluiu o presidente.

Em sua fala, Ana Maria Morais da Silva ressaltou a importância do encontro como um espaço de convivência e troca de experiências. Ela agradeceu o apoio da comissão organizadora e dos funcionários. “Que este encontro seja mais uma oportunidade de rever amigos, estreitar laços e, principalmente, de ser feliz”, afirmou.

Ana Lúcia Guimarães Silva, coordenadora do evento, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a programação preparada com dedicação e carinho. “Esperamos que este encontro traga informações relevantes, momentos de descontração e que fique na memória de todos”, disse.

O presidente da ANFIP Nacional, Miguel Nôvo, fez um retrospecto da contribuição de Minas Gerais para a história da ANFIP, mencionando a autoria do hino da Associação — criado pelo mineiro Antônio Augusto — e a implementação do plano de saúde — feita pelo também mineiro Marcos Pawlowski. Nôvo também reforçou a importância do projeto “ANFIP do Futuro”, que visa fortalecer o sistema ANFIP como um todo, mas, especialmente, as estaduais.

Palestras e Painéis

História de Tiradentes - Após a cerimônia de abertura, o empresário, guia turístico e consultor Dalton Vale Cipriani apresentou uma palestra sobre a história de Tiradentes, desde sua fundação até sua consolidação como destino turístico. Ele detalhou os eventos históricos que moldaram a cidade e destacou a importância do turismo para o renascimento econômico da região.

Durante a primeira metade do século XVIII, segundo Cipriani, a Vila São José Del Rei (atual Tiradentes) experimentou uma fase de grande desenvolvimento, marcada pela construção de importantes edifícios, como a Igreja Matriz de Santo Antônio e a Capela do Rosário. No entanto, a cidade não diversificou sua matriz econômica, o que levou a uma prolongada estagnação a partir do final do século XVIII, agravada pela crise econômica resultante da escassez do ouro.

No entanto, a cidade começou a se transformar na década de 1930, com a visita de modernistas e o tombamento do patrimônio histórico em 1938. A partir dos anos 2000, Tiradentes se consolidou como um destino turístico de renome, atraindo visitantes de todo o mundo para suas ruas históricas, gastronomia refinada e eventos culturais.

Os participantes do encontro foram convidados a refletir sobre a trajetória de Tiradentes e a importância de valorizar e preservar a história das cidades mineiras, garantindo que suas tradições e memórias continuem vivas para as futuras gerações.

Confira aqui a apresentação sobre a trajetória de Tiradentes/MG.

Investimentos financeiros - Em seguida, o gerente-geral de um escritório especializado em investimentos do Banco do Brasil, Fábio Penna Gobbo, falou sobre investimentos, enfatizando a necessidade de alinhar propósitos de vida com estratégias financeiras. Ele abordou temas cruciais para a gestão eficiente do patrimônio na fase da aposentadoria, apresentou opções de aplicações e destacou a importância da diversificação e do planejamento sucessório.

Para ilustrar suas recomendações, Gobbo apresentou um estudo de caso prático, demonstrando a importância de revisar e ajustar o portfólio de investimentos regularmente. "Precisamos investir um tempo, pelo menos a cada três ou seis meses, para montar ou ajustar esse portfólio que se construiu ao longo da vida", aconselhou.

O gerente-geral também abordou o desafio de equilibrar os três pilares fundamentais dos investimentos: rentabilidade, segurança e liquidez. Ele sugeriu uma divisão estratégica da carteira em prazos curto, médio e longo, adequando as opções de investimento ao perfil de risco de cada participante.

Por fim, Gobbo destacou a relevância da sucessão patrimonial, recomendando que, no mínimo, 20% do patrimônio total seja alocado em VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre). "É preciso ter essa preocupação com a sucessão, para suportar o custo de inventário na transferência de patrimônio, que é absurdamente elevado", alertou.

Acesse aqui a apresentação sobre investimentos.

Ações judiciais e benefícios da ANFIP - Na sequência, foi apresentado o painel “Processos e ações judiciais em andamento na ANFIP Nacional e benefícios disponibilizados pela entidade aos associados”, que foi coordenado pela diretora de Assuntos Jurídicos da ANFIP-MG, Margot Andrade Silva, e contou com apresentações da vice-presidente de Assuntos Jurídicos da ANFIP Nacional, Maria Beatriz Fernandes Branco, e da vice-presidente de Serviços Assistenciais, Margarida Lopes de Araújo.

Beatriz Branco detalhou o andamento das ações judiciais, cujo conteúdo, bastante extenso, pode ser consultado na edição de maio/2024 do Informativo Jurídico (acesse aqui). A palestra da vice-presidente de Assuntos Jurídicos da ANFIP está disponível aqui.

Por sua vez, Margarida Araújo abordou os recentes avanços nos benefícios assistenciais da entidade, com foco na nova modalidade de associado contribuinte, destinada aos herdeiros dos filiados, e na atualização dos planos de saúde. Os temas apresentados pela vice-presidente de Serviços Assistenciais da ANFIP também podem ser consultados no Guia do Associado e no Guia do Associado Contribuinte.

Margarida também aproveitou a ocasião para anunciar a campanha de comemoração dos 75 anos da ANFIP, que ocorrerá em 2025. Como parte das celebrações, haverá o sorteio de um carro zero-quilômetro em abril do próximo ano. Para participar, é necessário se inscrever na página da ANFIP e obter um número para o sorteio. Os detalhes podem ser conferidos em https://sorteiocarrozero.anfip.org.br/.

Compromisso com o futuro

Durante a cerimônia de abertura, Décio Bruno Lopes oficializou a adesão da ANFIP-MG ao projeto “ANFIP do Futuro”, reforçando a parceria entre a estadual e a ANFIP Nacional. “Não poderíamos perder essa oportunidade de possibilitar que Minas Gerais continue sua relação íntima com a ANFIP Nacional. Para isso, a Diretoria Executiva da ANFIP-MG, na sua última reunião, realizada no dia 30 de julho de 2024, autorizou a assinatura do termo de adesão à unificação de inscrições e mensalidades entre a ANFIP-MG e a ANFIP. Agora, as duas entidades estão unidas para sempre”, celebrou.

Atividades ao longo do encontro

A tarde do primeiro dia, 19 de agosto, foi reservada para os aposentados, pensionistas e convidados desfrutarem da estrutura do resort ou explorar as belezas naturais ao redor. À noite, todos foram recebidos com um requintado happy-hour de frios e vinhos. A celebração foi animada pelo músico Epson Lima, que embalou a noite com um repertório eclético, criando um ambiente acolhedor e propício para a integração dos presentes. Na ocasião, ainda foram sorteados brindes para os participantes.

O segundo dia do encontro, 20 de agosto, começou com atividades voltadas ao bem-estar físico e mental. Às 9h, os participantes se reuniram no gramado próximo ao parque aquático para uma sessão de alongamento e relaxamento. Em seguida, às 10h, uma animada aula de dança e ritmos tomou conta do espaço, trazendo energia e movimento à manhã ensolarada. A programação seguiu com uma atividade recreativa na piscina, às 11h, proporcionando diversão e interação entre os presentes.

Para encerrar as atividades matinais, às 11h30, o barman Felipe conduziu uma oficina de drinks na varanda do restaurante. Os participantes aprenderam a preparar coquetéis diversos, adicionando um toque de sofisticação à experiência do encontro.

A tarde do dia 20 foi novamente livre, e muitos aproveitaram para explorar a cidade e suas atrações turísticas, enquanto outros preferiram relaxar e desfrutar das comodidades do resort.

O evento foi coroado com um coquetel de encerramento na noite do dia 20/08. A banda Clube da Seresta, de São João del-Rei, foi responsável pela trilha sonora da noite, que contou com clássicos da música brasileira e internacional. A qualidade musical e a energia da banda garantiram que o encerramento fosse uma celebração à altura das expectativas, deixando uma marca especial em todos os participantes.

O XI Encontro de Aposentados e Pensionistas da ANFIP-MG reafirmou o compromisso da Associação em promover momentos de lazer, integração e bem-estar para seus associados, em um ambiente de amizade e celebração da vida.

Galeria de fotos do evento

19/08 - Abertura

19/08 - Happy-hour

20/08 - Atividades no resort

20/08 - Coquetel de encerramento

Fotos tiradas pelos participantes

Tags:

Anterior

Nota de falecimento - Lendira Maria da Glória de Oliveira

A ANFIP-MG registra voto de profundo pesar em razão do falecimento da associada Lendira Maria da Glória de Oliveira, que aconteceu hoje, 24 de agosto de 2024, em Belo Horizonte/MG. O velório será hoje (24/08/2024), de 12...

Estão abertas as inscrições para as eleições da ANFIP-MG

A ANFIP-MG informa que estão abertas as inscrições das chapas que concorrerão às eleições da Diretoria Executiva e das candidaturas individuais ao Conselho Fiscal. O período de inscrição será de 02 a 13 de setembro

Newsletter