A vice-presidente de Política de Classe e Cultura Profissional da ANFIP-MG e coordenadora da Frente Mineira em Defesa do Serviço Público, Ilva Franca, representou as respectivas entidades no relançamento da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, que aconteceu na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF, no dia 23/10/2019. A ANFIP foi representada pelo presidente do Conselho Executivo, Décio Bruno Lopes — que compôs a mesa de abertura —, e por outros conselheiros.
Também participaram diversos parlamentares e entidades representantes de categorias de servidores públicos.
Formada em 2007 e relançada também em 2016, agora a Frente Parlamentar Mista está sob coordenação dos deputados Alice Portugal (PCdoB/BA) e Danilo Cabral (PSB/PE) e dos senadores Paulo Paim (PT/RS) e Zenaide Maia (Pros/RN). Desde o início, ela tem como propósito barrar projetos em tramitação no Congresso Nacional que visam promover um verdadeiro desmonte no serviço público brasileiro nas esferas federal, estadual e municipal, a exemplo da reforma Administrativa, que começa a ser articulada pelo governo.
Após o relançamento da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, aconteceu o seminário As expectativas com as Reformas Administrativa e Sindical, que contou com palestras de vários especialistas.
Na ocasião, ainda foi lido o manifesto publicado pela Frente (confira aqui o manifesto). Um trecho do documento diz que é “clara a necessidade de atualização e modernização dos serviços públicos, mas com foco no desenvolvimento da nação e no atendimento às necessidades da sociedade brasileira, com um corpo funcional bem preparado e organizado. Para isso, propomos um amplo debate sobre o serviço público brasileiro, suas necessidades e perspectivas.”
A Frente Mineira em Defesa do Serviço Público
Com o lançamento da Frente Parlamentar Mista, a Frente Mineira em Defesa do Serviço Público aproveitou para repercutir suas ações em Minas Gerais e distribuir seu manifesto contra a reforma Administrativa (confira aqui o manifesto).
Ilva Franca (coordenadora da Frente Mineira) avaliou como bastante positivo o relançamento da Frente Parlamentar Mista e alertou para a necessidade de se formarem frentes nos outros estados, a exemplo da Frente Mineira, que existe desde 2012.
Ela também apontou as principais mudanças que estão sendo cogitadas com a reforma administrativa (veja aqui).
Por fim, conclamou os servidores públicos a se unirem. “Colegas servidores, não fiquemos parados. Precisamos nos juntar às nossas entidades, senão não vamos ter mais nada pelo que lutar. Nós temos que conscientizar todos os servidores e a população de que sem servidor não há serviço público. E vamos manter a unidade para conseguirmos barrar essa atrocidade que o governo pretende”, conclamou.
Confira aqui a fala de Ilva Franca.
O evento completo pode ser assistido aqui ou aqui.
A vice-presidente de Política de Classe da ANFIP-MG, Ilva Franca, que também coordena a Frente Mineira em Defesa do Serviço Público, participou, no dia 19/10/2019, no hotel Normandy, em BH, do seminário Reestruturação ...
“Enquanto entidade de servidores, sempre dissemos que não existe população sem Estado. Não existe serviço público sem Estado. E Estado não é governo. Governo vamos ter muitos. Mas os governos passam. O estado fica.