A Geap Autogestão em Saúde vem esclarecer sobre as informações referentes ao reajuste dos planos que foram veiculadas por alguns portais de notícias nos últimos dias.
O índice de reajuste dos planos estaduais Geap Para Você (AM, DF, ES, GO, MG, MS, PA, PR, RJ, RS e SC) foi de 5,50%. Esse é o menor percentual dos últimos anos. A decisão é fruto de um detalhado e minucioso estudo atuarial, a partir das projeções de despesas para o ano de 2021.
Reduzir o reajuste é um dos principais objetivos da atual gestão, que vem tomando medidas urgentes que garantiram não só a saída do regime de direção fiscal, mas, principalmente, a sustentabilidade da Operadora.
Vale destacar, também, que o reajuste de 5,50% só foi possível após a diretoria adotar uma série de medidas de racionalização dos custos administrativos e assistenciais, que levaram ao cancelamento de dezenas de contratos dispendiosos e desnecessários, além de renegociações com os prestadores.
Sobre o reajuste de 45,58% apenas do plano Geap Saúde Vida (sem coparticipação), o estudo atuarial que estabelece o valor da mensalidade levou em consideração diversos fatores, dentre eles, o aumento das despesas médico-hospitalares, a maior utilização do plano pelos beneficiários, liminares judiciais, entre outros. Esta medida tem como objetivo buscar o equilíbrio econômico-financeiro.
Salientamos que, os planos abaixo mencionados, teriam seu reajuste entre setembro e dezembro do corrente ano, porém, por determinação da ANS, serão reajustados apenas em janeiro de 2021.Os demais planos, como Geap Clássico, Geap Essencial, Geap Família, Geap Referência e Geap Saúde II, serão reajustados somente em fevereiro de 2021, de acordo com o aniversário do plano.
Confira na tabela abaixo, os planos que terão reajuste (janeiro/2021):
O ministro Ribeiro Dantas, relator dos Embargos à Execução do MS 6864, entendeu ser possível a permanência de exequentes que também fazem parte da execução do MS 4151, da extinta Fenafisp. Confira aqui a dec...
A Diretoria Executiva da ANFIP-MG decidiu, por unanimidade, nesta sexta-feira (09/10/2020), que o expediente na sede da entidade continuará sendo realizado em horário excepcional, de 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, at