Galeria dos Ex-presidentes tem mais uma inauguração

Presidente da ANFIP, Floriano Martins de Sá Neto, prestigia o evento

Aconteceu no dia 03/05/2019, na sede da ANFIP-MG, a inauguração da placa alusiva à gestão da ex-presidente Ilva Maria Franca Lauria (07/2016 a 07/2017) e do retrato da ex-presidente Ana Lúcia Guimarães Silva (gestão 08/2017 a 06/2018) na Galeria dos Ex-presidentes da Associação. O evento contou com a participação do presidente da ANFIP, Floriano Martins de Sá Neto, e com o vice-presidente de Assuntos da Seguridade, Décio Bruno Lopes.

Compuseram a mesa de honra a presidente da ANFIP-MG, Ana Maria Morais da Silva; o presidente da ANFIP, Floriano Martins de Sá Neto; e as homenageadas, Ilva Franca e Ana Lúcia Guimarães Silva.

img 6637 mod

Em seu pronunciamento, Ana Maria Morais da Silva mencionou que há mais de 50 anos, a ANFIP-MG se destaca na defesa dos direitos dos Auditores-Fiscais, da carreira de Auditoria Fiscal e dos direitos sociais de toda a sociedade, especialmente no que diz respeito à Previdência e à Seguridade Social e que, “estamos aqui graças a muitas pessoas, que doaram seu tempo, dedicação e amor à nossa Entidade, especialmente os colegas que estampam a memorável Galeria dos Ex-presidentes”, destacou.

“Hoje é dia de celebrar a inclusão de mais uma lutadora pela categoria, a Ana Lúcia Guimarães Silva, que exerceu com brilhantismo a presidência. Também é uma oportunidade de celebrar a renovação do retrato da Ilva Franca, que, pela segunda vez, também de forma brilhante, conduziu a atuação da Entidade. Não poderíamos deixar de ressaltar o talento, a habilidade e a dedicação que tanto contribuíram com o engrandecimento de nossa entidade. Com carinho, registramos nossos sinceros agradecimentos à Ana Lúcia e à Ilva. Nosso abraço fraterno!”, concluiu.

img 6650 mod

O presidente da ANFIP, Floriano Martins de Sá Neto, parabenizou as homenageadas pela maneira como conduziram o trabalho à frente da ANFIP-MG e falou que o estado de Minas Gerais está bem representado na ANFIP com os vice-presidentes Décio Lopes e Ilva Franca.

Ele ainda fez questão de lembrar o trabalho desenvolvido por Ana Lúcia na produção e revisão “de uma das principais marcas da ANFIP, suas publicações”, disse. “Tem um grupo de vários colegas que está por trás de praticamente todas as publicações da ANFIP. Uma delas está aqui do meu lado hoje. Então, quero homenageá-la. Uma salva de palmas para a Ana Lúcia”, finalizou.

img 6694 mod

O vice-presidente do Conselho Executivo da ANFIP-MG, Afonso Ligório de Faria, defendeu as principais bandeiras recentes da ANFIP e da ANFIP-MG, a Reforma Tributária Solidária e a luta contra a reforma da Previdência (PEC 6/2019), conclamando toda a categoria a participar das mobilizações. “A nossa atuação política sai em defesa das teses da ANFIP Nacional, principalmente a Reforma Tributária Solidária e contra a reforma da Previdência nos moldes que está colocada. Estamos empenhados e conclamo todos os colegas a participarem efetivamente. Estamos em uma posição de trincheira de defesa do servidor público e da sociedade em geral, sem discutir ideologias políticas”, postulou.

Sobre as homenagens, disse que é uma satisfação esse momento de agradecimento e de reconhecimento de valor de duas colegas tão ilustres e queridas.

img 6723 mod

img 6662 mod

Ilva Franca expressou sua alegria e disse que é gratificante receber os colegas para prestigiar o evento. Ela aproveitou para parabenizar a ex-presidente Ana Lúcia pelo trabalho desenvolvido quando esteve na presidência da ANFIP-MG.

Na sequência, fez questão de relembrar as lutas contra diversas medidas dos governos que atacam os direitos da sociedade e dos servidores públicos. “E agora vem a PEC 06/2019 (reforma da Previdência), que é muito pior do que a PEC 287/2016 [proposta pelo ex-presidente Michel Temer] e o bode expiatório são os servidores públicos. O que mais me preocupa é que os servidores não tomaram consciência de que precisam se mobilizar e se juntarem com os demais trabalhadores (urbanos e rurais). Todos nós temos que fazer trabalho na base, procurar os deputados, pois vamos precisar disso”, conclamou.

Franca também destacou o pioneirismo do projeto Reforma Tributária Solidária, encabeçado pela ANFIP em conjunto com a Fenafisco, e a articulação do trabalho em prol dessa proposta através da formação da Frente Parlamentar Mista da Reforma Tributária (veja aqui) e das respectivas frentes nos estados, “assim como foi feito com a Frente Mineira Popular em Defesa da Previdência Social, que Minas Gerais foi o primeiro estado a fundar, servindo de referência nacional. O que estamos fazendo aqui é defender nossos direitos, não só dos servidores, mas da sociedade em geral”, afirmou.

Ela ainda destacou três pontos perversos da PEC 6/2019: a desconstitucionalização, o aumento da alíquota de contribuição previdenciária e o regime de capitalização (veja detalhes aqui).

Por fim, noticiou que está tentando formar uma chapa para concorrer nas próximas eleições da ANFIP Nacional, a qual encabeçará como presidente do Conselho Executivo. “Conto com a ajuda de vocês”, concluiu.

img 6787 mod

A ex-presidente Ana Lúcia Guimarães Silva mencionou que é uma honra participar da Galeria de Ex-presidentes, “[formada por] colegas que tanto contribuíram para o sucesso e engrandecimento de nossa Associação”, disse.

Ela lembrou de sua participação em várias ações de interesse da categoria e da gestão da ANFIP-MG, como os estudos sobre leis previdenciárias nos grupos de trabalho da ANFIP e na diretoria da Fundação ANFIP; elaboração de cartilhas sobre a importância da Previdência Social; organização, revisão e atualização do livro “Previdência Social – Regime Geral”; dentre outras.

No entanto, o que fez questão de destacar foi uma preocupação que tem há algum tempo: a baixa participação dos associados nas atividades realizadas pelas entidades. “Hoje, vejo a preocupação dos associados quanto às questões de nossos direitos e suas discussões nas redes sociais. São opiniões e sugestões variadas, que teriam grande eficácia se transformadas em ações. Entendo que a participação dos associados na vida associativa é fundamental para sua existência. A vitalidade de qualquer entidade só é alcançada quando ela conta com o interesse de seus membros”, refletiu.

Ana Lúcia lembrou que a categoria já vivenciou perdas dolorosas, tais como a do subsídio e outras igualmente importantes. “Sempre pela não participação de nossos associados. Portanto, precisamos revitalizar os processos associativos, captar o interesse dos membros ativos e aposentados. Nossos pleitos só terão sucesso caso haja interesse e engajamento pelos assuntos e ações promovidas pela Entidade. Meu desejo é que possamos, juntos, fortalecer nossa valorosa ANFIP-MG, que atua em prol e defende incondicionalmente os interesses e direitos da categoria há cinco décadas”, pontuou.

img 6803 mod

Por fim, disse que o ANFIP do Futuro Itinerante é uma oportunidade dos associados fazerem sugestões e/ou críticas que contribuam com o engrandecimento do sistema ANFIP [o ANFIP do Futuro Itinerante acontece em Belo Horizonte no dia 17/05/2019. Confira aqui]. “Como associada, conto e espero que haja a participação de todos”, finalizou.

Após os discursos, foram feitos os descerramentos dos retratos de Ilva Franca e Ana Lúcia, bem como foi entregue a Ana Lúcia uma placa de agradecimento pela sua atuação, assim como foi feito com os outros ex-presidentes no evento de comemoração do Cinquentenário da ANFIP-MG. As homenageadas ainda receberam um buquê de flores.

img 6883 mod

img 6902 mod

img 6841 mod

Festa de Aniversariantes e Dia das Mães

Depois do evento de inauguração de retratos, os convidados se dirigiram para o Salão Lúcio Avelino de Barros para comemorar o aniversário dos associados que nasceram nos meses de janeiro a abril e celebrar o Dia das Mães.

A festa, bastante animada e prestigiada, contou com a animação do cantor SandroAlex Shows e Eventos.

No final, as mães receberam um vasinho de flores com uma mensagem em comemoração ao seu dia.

img 7111 mod

img 7048 mod

Tags:

Anterior

Alteração de horário de funcionamento na ANFIP-MG

A ANFIP-MG informa que, a partir do dia 02/05/2019 (quinta-feira), o horário de funcionamento da sede será de 08h00 às 18h00, conforme decisão do Conselho Executivo. Contamos com a compreensão de todos os associados. &nb...

Acesse a página e confira as informações!

Faça sua inscrição, confira a programação e todas as informações do evento – HOTSITE XXVII CONVENÇÃO NACIONAL   As informações são da ANFIP.

Newsletter