A ANFIP-MG promoveu, nesta quarta-feira (27/03/2019), em sua sede, um bingo beneficente em prol do Coral Vozes das Gerais, formado por servidores da Receita Federal do Brasil e do INSS.
O bingo contou com o apoio de diversos colaboradores, dentre eles a associada Cecília Buzzelli dos Santos, que ofereceu a maioria dos brindes. Alguns foram sorteados e outros destinados aos ganhadores do “jogo”.
O evento teve início com a apresentação de cinco belas canções pelo Coral Vozes das Gerais (veja abaixo), que completou 20 anos de existência em agosto de 2018, comemorados com o show “20 anos de história para cantar”, realizado no dia 28 de setembro, no Teatro Izabela Hendrix, em BH/MG. “Foi um sucesso, com a casa lotada, quase 500 lugares preenchidos. Tivemos músicos que nos acompanharam, solistas e cantamos 15 músicas. O DVD do show está quase saindo”, informou a diretora administrativa do Coral e associada da ANFIP-MG, Maria Lúcia Damaso.
Para ela, sem o apoio da ANFIP-MG, Anasps e outros colaboradores, não teria sido possível alcançar essa marca. “O coral foi criado pela Anasps, ANFIP-MG e Anprev, em 1998. Posteriormente, a Anprev saiu e a Anasps e a ANFIP-MG continuaram sendo nossos patrocinadores. Sem elas não haveria o coral. Muitos acabam pela falta de apoio”, informou.
Os eventos como o bingo também são importante fonte de receita extra, segundo Damaso. “O patrocínio é destinado para o custeio do regente, do contador, de impostos e músicos que, às vezes, necessitamos contratar. E os coralistas também contribuem com um valor mensal, para manter partitura, uniforme etc. Mas esses eventos são importantes para complementar os custos do Coral, sobretudo quando viajamos para apresentar em outras cidades”, disse.
“Além disso, temos outros apoiadores, como a Cecília Buzzelli, que é uma das maiores incentivadoras e colaboradoras. Ela já esteve aqui hoje e tivemos oportunidade de agradecê-la, por meio de um cartão. Ela faz parte desses 20 anos. Até me lembro de quando ela conseguiu um apoio junto ao Unibanco, em Juiz de Fora, que nos repassou um valor mensal durante muitos anos. E, sempre que precisamos, ela nos ajuda. Por exemplo, tanto no bingo do ano passado quanto neste ela ofereceu a maioria dos brindes. E ainda faz doações para custear shows, aluguel de teatro, iluminador, técnico de som etc, pois o que arrecadamos não cobre tudo”, exaltou.
Maria Lúcia Damaso ainda informou que o vice-presidente Executivo da ANFIP-MG, Afonso Ligório de Faria, foi outra pessoa que sempre incentivou o Coral, desde o início. “Na época em que era superintendente do INSS, permitia que os servidores participassem das apresentações, arrumava locais para que pudéssemos cantar, além de sempre comparecer aos eventos também”, lembrou.
Por fim, a diretora falou também sobre a importância do Coral: “Ao longo desses 20 anos, o que temos de feedback do pessoal é que ele funciona como uma terapia para os servidores, um momento em que você esquece dos problemas, até porque, está mais do que provado que a música influencia positivamente no tratamento de doenças emocionais, mentais. Por exemplo, você tem que decorar uma música, está sempre aprendendo músicas novas, ativa a memória, fora a integração, pois somos um grupo muito unido, um encontro muito bonito e verdadeiro. São servidores da Receita e do INSS. Acho muito válido. Por isso, temos muito orgulho dessa história, porque não foi fácil chegar até aqui. Quase encerramos as atividades na época da mudança da Receita, em 2007. Mas resistimos, estamos firmes e lutando para não deixar acabar, pois é muito bom” concluiu.
A vice-presidente de Política de Classe e Cultura Profissional da ANFIP-MG e vice-presidente de Assuntos Parlamentares da ANFIP, Ilva Maria Franca Lauria, foi umas das homenageadas, no dia 25/03/2019, pelos sindicatos dos Po...
Na tarde desta quinta-feira (28/3), o presidente da ANFIP, Floriano Martins de Sá Neto, esteve no gabinete da deputada federal Paula Belmonte (PPS/DF), em Brasília (DF). O encontro faz parte da articulação da Entidade jun