A Diretoria Executiva (DE) e o Conselho Fiscal (CF) da ANFIP-MG, eleitos para o biênio 2023/2024, celebraram a posse festiva — na noite do dia 03/03/2023 (sexta-feira), no Hotel Dayrell, em BH/MG —, em evento marcado pela presença cerca de 200 convidados, entre associados e diversas autoridades.
A mesa de honra foi composta por:
Em sua fala, o ex-diretor-presidente da ANFIP-MG, Afonso Ligório de Faria, saudou os convidados e os componentes da mesa de honra, agradeceu a Deus e os associados, “pelo acolhimento e por acreditarem no propósito de nossa gestão”, pontuou. “Todos os associados ativos, aposentados e pensionistas constituem a alma da nossa Associação e os projetos e realizações que foram desenvolvidos e implementados pela nossa equipe tiveram como objetivo a defesa intransigente da carreira e das prerrogativas do Auditor-Fiscal da RFB, como os interesses técnicos e a remuneração, além de proporcionar bem-estar e convivência social aos nossos associados”, observou.
Afonso Ligório frisou ainda que “a RFB é a responsável final pela manutenção do Estado de Direito do Brasil, por financiar todo o arcabouço administrativo, legislativo e jurídico da nossa nação. Entretanto, infelizmente, o órgão tem sido muito perseguido e criticado recentemente”, lamentou.
Ele desejou à nova diretoria uma gestão de muito sucesso e grandes conquistas. “Tenho confiança de que essa nova etapa na história anfipiana estadual de Minas Gerais estará embasada na continuidade dos projetos e na criação de novas ações, com foco na qualidade de vida e num futuro melhor para nossos associados. Desejo a toda família anfipiana mais um período repleto de nosso maior combustível, que são a fé e a esperança, e também com saúde e prosperidade, além de muitas realizações. Não estarei mais à frente da gestão da ANFIP-MG, mas sigo com meu compromisso inarredável e inabalável com a nossa Associação e com os colegas associados. Dias melhores virão. Abraços a todos”, concluiu.
A ex-coordenadora do Conselho Fiscal, Margot Andrade Silva, fez questão de agradecer os colegas com quem atuou durante a gestão 2020/2022, os funcionários da Associação e desejou sucesso à nova Diretoria Executiva (DE) e ao Conselho Fiscal (CF). “A coordenação do CF que se encerrou em dezembro de 2022 foi para mim uma experiência muito enriquecedora. Destaco aqui que as atividades do CF não teriam êxito sem a competência técnica e precisa dos colegas Marcos Nilton Lima, que foi nosso relator, e da colega Maria Madalena Theodoro, nossa vogal. Também agradeço aos associados, que nos honraram com seu voto; à DE do biênio 2020/2022, seus suplentes e assessores; e aos funcionários, sempre solícitos com o apoio logístico necessário à atuação do CF. Parabenizo ainda a nova DE, o CF, todos os membros efetivos, suplentes e assessores do biênio 2023/2024, e desejo pleno êxito na condução da nossa entidade. Por fim, desejo a todos uma boa festa, com grandes encontros e reencontros, além de muitos abraços”, comemorou.
A coordenadora da Comissão Eleitoral (CE), Maria de Lourdes Miranda do Vale, agradeceu, inicialmente, aos componentes: Heber Gideoni Batista, Imaculada Conceição Rodrigues Lopes, Jair Arcanjo Ribeiro e João Sérgio Nazareth, e, posteriormente, à diretoria que encerra o mandato, “pelo trabalho executado e pela confiança depositada na CE”, disse.
Em seguida, pediu a Deus que ilumine e conduza o trabalho dos que iniciam o mandato. “Muito sucesso e sorte para a DE e o CF. Que Deus os abençoe. Parabéns a todos e que continuemos juntos nessa jornada”, projetou.
O superintendente-adjunto da RFB na 6ª Região Fiscal, Guilherme Ferreira, expressou sua felicidade em participar da cerimônia, em reencontrar colegas com os quais já trabalhou e aproveitou a ocasião para agradecer e parabenizar seu professor, Décio Bruno Lopes. “Vocês não imaginam a minha felicidade de estar aqui hoje. Comecei minha trajetória profissional no INSS e, para mim, é uma honra reencontrar vários amigos. A gratidão move o mundo. Por isso, queria agradecer, primeiramente, ao Décio, que foi meu professor quando ingressei na carreira. Ele me proporcionou conhecimento para galgar os postos de Auditor-Fiscal e chegar onde estou hoje. Obrigado e parabéns pela posse como diretor-presidente da ANFIP-MG, Décio”, proferiu Ferreira.
Em seguida, ele reiterou a mensagem de Afonso Ligório no que diz respeito ao papel da RFB. “O Afonso ‘roubou’ um pouco da minha catequese. Mas não podemos esquecer que RFB é o alicerce do Estado Democrático de Direito. Tudo que temos, nossa casa etc, se pensarmos em última instância, propriedade privada, quem protege é o Estado Democrático de Direito”, reforçou.
Por fim, defendeu maior proximidade entre a Associação e a RFB. “É fundamental a parceria da ANFIP-MG com a RFB, a fim de cumprirmos o objetivo de obter recursos para que o Estado possa executar as políticas que transformam a sociedade. Assim, renovo essa parceria com o Décio que a gente tinha com o Afonso. Preciso de vocês lá na Receita Federal. Vamos unir forças para fazer diferença e continuar transformando esse país”, propôs.
O superintendente de Administração do Ministério de Gestão e Inovação em Minas Gerais, Acácio Cândido da Silveira Santos, agradeceu o convite, cumprimentou os integrantes da nova DE e CF e desejou pleno êxito na condução da Associação no biênio 2023/2024, bem como colocou a Superintendência ao inteiro dispor da nova diretoria.
“Ao finalizar, não poderia deixar de agradecer a direção da ANFIP-MG, desde a gestão da Ilva Franca, passando pela do meu grande conterrâneo e amigo Afonso Ligório de Faria, o inestimável apoio aos eventos institucionais promovidos pela Superintendência em Minas Gerais; como espero e tenho certeza, terá continuidade na nova diretoria, presidida pelo Décio Bruno Lopes”, considerou.
A representante do Conselho Fiscal da ANFIP, Sandra Tereza de Paiva, falou sobre união e trabalho conjunto. “Vamos nos unir, nos ampliar, trabalhar e fazer o nosso melhor, porque o Brasil precisa desse trabalho. E a RFB e os Auditores-Fiscais têm um papel social muito importante, que está além da própria profissão em si. É o papel social de cuidar da cidadania desse país. É isso que devemos ter para que possamos obter conquistas de resguardar e ampliar nossos direitos”, pontuou.
Genésio Denardi, que representou o coordenador do Conselho de Representantes da ANFIP, Carlos José de Castro, agradeceu o convite, parabenizou a ANFIP-MG pela posse da nova DE e CF e também mencionou o tema união. “É um dos pontos primordiais para que tenhamos maior probabilidade de êxito em momentos difíceis. Durante o período em que estamos sem reajuste, devemos agir com sabedoria e cautela. Por isso, desejo que, nesse próximo biênio, a ANFIP-MG permaneça com seu trabalho coeso, contundente e vigoroso e contribua com a busca pela melhoria das condições da nossa carreira e dos seus associados”, disse.
A diretora vice-presidente da ANFIP-MG e vice-presidente de Assuntos da Seguridade da ANFIP, Ana Lúcia Guimarães Silva, representou o presidente da ANFIP, Vilson Antonio Romero. Em sua fala, cumprimentou as autoridades presentes, os componentes da mesa e todos os associados e seus convidados.
Em seguida, externou os cumprimentos do presidente da Nacional. “Em razão de estar dedicado a uma pauta muito importante para toda a nossa categoria, com as reuniões da mesa de negociações da campanha salarial, o presidente Vilson Romero não pôde comparecer a esta honrosa celebração. Entretanto, ele envia os mais sinceros cumprimentos à DE e ao CF, que iniciam o mandato na ANFIP-MG para a gestão 2023/2024, com desejo de muito sucesso e com expectativa de ótima parceria com a Associação Nacional. Trago ainda o abraço de todo o Conselho Executivo da ANFIP à DE, ao CF e aos associados da ANFIP-MG. Muito obrigada e tenham todos uma ótima noite e bom proveito!”, declarou.
Ilva Franca, coordenadora do Conselho Fiscal da ANFIP-MG no biênio 2023/2024, expressou sua satisfação e compromisso ao assumir o órgão da Associação, juntamente com a relatora Fátima Ponzo e a vogal Albertina Fonseca.
“Conforme rege o art. 54 do Estatuto Social da ANFIP-MG, ‘este Conselho Fiscal atuará de forma autônoma e permanente’. E para isso, contamos com o apoio e disponibilidade da DE para desenvolvermos nosso trabalho e dedicarmos nossa experiência em defesa dos interesses dos associados da ANFIP-MG”, salientou.
Segundo Ilva, ela está há cerca de 20 anos atuando nas entidades que representam os Auditores-Fiscais e disse que seguirá firme nesse propósito. “Mesmo estando agora no CF, continuo sendo associada e filiada às nossas entidades e já me coloquei à disposição para atuar nas atividades que forem necessárias na defesa de nossa categoria, no Congresso Nacional, especialmente no que se refere à reforma tributária, reforma administrativa e também em relação à PEC 555/06. Sobre esse tema, existem grandes perspectivas de que vamos conseguir reverter essa situação e acabar com o confisco que é a contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas”, disse.
Por fim, agradeceu aos associados da ANFIP-MG, “por mais uma vez nos elegerem e confiarem em nós. Contem comigo sempre e contamos com a direção da ANFIP-MG para trabalharmos juntos. Obrigada a todos!”, saudou.
Em seu discurso, o presidente da ANFIP-MG no biênio 2023/2024, Décio Bruno Lopes, expressou sua gratidão pelo reconhecimento do ex-aluno, hoje superintendente-adjunto da RFB, Guilherme Ferreira. “Não poderia deixar de dizer aqui que é motivo de muita felicidade ter um aluno que galga os mais altos cargos da nossa instituição e dizer que também fui aluno, em 1993, do colega Afonso Ligório, que hoje me passa o bastão da presidência na ANFIP-MG. Uma salva de palmas para meu aluno e para meu professor”, festejou.
Na sequência, Décio Lopes cumprimentou as autoridades, os associados, seus familiares e convidados e, especialmente, sua esposa, Maria Sylvia e seus filhos, Bernardo e Gabriel. “Sinto-me honrado em estar aqui neste momento em que se concretiza a posse do CF e da DE que serão responsáveis por guiar os destinos da nossa entidade estadual nos próximos dois anos. É com muita satisfação e, acima de tudo, com muita paz no coração que agradeço aos associados de Minas Gerais por depositarem em nós sua confiança”, pontuou.
O presidente mencionou o fato de que estava se preparando para descansar, após período de muito trabalho à frente da gestão da ANFIP Nacional (ele foi presidente da entidade entre agosto de 2019 e dezembro de 2021), mas foi incentivado pelos colegas a se candidatar à presidência da ANFIP-MG. “Meus anseios por um período de descanso se foram. Ouvimos apelos, analisamos e aceitamos participar das eleições e aqui estamos, para, em equipe, traçarmos novos rumos para nossa entidade”, declarou.
“Assumimos o compromisso de dar continuidade aos projetos de implementação de processos de governança corporativa e controles internos, iniciados na gestão anterior, como meio de aferir conformidade ao que já havia sido feito e dotar a entidade de procedimentos compatíveis com a nossa realidade e capazes de melhorar a relação entre a diretoria, os associados e os prestadores de serviço”, discorreu.
Décio Lopes também reforçou a noção de unidade entre os associados e a categoria. “Não há mais espaço para divisões. Precisamos nos integrar. Para tanto, precisamos que [vocês, associados] nos ajudem com a sua participação. A entidade não é só a diretoria, mas sim um conjunto de ações colaborativas entre a diretoria e seus associados. Sem associados, não há entidade. Sem entidade, ficamos desprovidos dos reais interesses da classe e caímos na desvalorização da carreira, no descaso dos governantes”, argumentou.
Segundo Décio, muitos assuntos estão em pauta nos dias atuais, como a volta da mesa de negociação salarial; a reforma tributária; e a reforma administrativa, que muda todo o arcabouço jurídico-normativo das relações de trabalho do serviço público, o que poderá acarretar a extinção de cargos, carreiras etc. Por isso, de acordo com ele, “é imperioso que todos fiquem atentos aos acontecimentos e participem das atividades promovidas pelas entidades. Não só das atividades festivas, mas também dos eventos de interesse da categoria, como fóruns e seminários”, defendeu.
“É preciso aglutinar. Não é preciso afastar, pois só o trabalho coeso para a concretização dos objetivos comuns de uma categoria terá o condão de fazê-la respeitada e valorizados os seus integrantes, principalmente quando se trata de carreira típica e exclusiva de estado como a nossa”, reforçou.
Ao fechar sua declaração, agradeceu o esforço conjunto de toda a DE e dos funcionários para a concretização do evento festivo de posse, bem como a participação de todos. “Um forte, afetuoso e fraternal abraço. Contem conosco para a defesa dos nossos ideais, pois sabemos que poderemos contar com todos vocês. Muito obrigado!”, concluiu.
Após a cerimônia, os convidados foram recepcionados no salão do hotel, onde foi servido um coquetel, animado pela banda DuBhayle.
Confira aqui a galeria de fotos do evento.
Com o apoio da ANFIP-MG, a Superintendência da Receita Federal do Brasil (RFB) na 6ª Região Fiscal terá uma programação especial no Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. A Associação convida todas as ...
Os dias atuais viraram os holofotes ainda mais sobre a dificuldade das mulheres em exercerem sua igualdade perante os homens. Se antes essa dificuldade era velada, ainda que muito maior, hoje ela repousa na importância que o