Decretos reestruturam ministérios da Fazenda e da Previdência Social

Entre os primeiros atos do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, empossado no dia 1º de janeiro, foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) os decretos que recriam e reestruturam os ministérios da Fazenda e da Previdência Social.

O Ministério da Fazenda, comandado por Fernando Haddad, é o órgão da administração pública federal responsável pela formulação e execução da política econômica nacional, bem como pela fiscalização e arrecadação tributária e aduaneira, além da fiscalização e controle do comércio exterior. No governo anterior, foi transformado em Ministério da Economia.

Já o Ministério da Previdência Social, sob a chefia de Carlos Lupi, também voltou a ter status de ministério. A pasta é responsável pela administração do sistema de Seguridade Social brasileiro, onde estão incluídos os benefícios da assistência social e os regimes previdenciários públicos (RGPS e RPPS) e a previdência complementar.

Acesse abaixo as íntegras dos decretos:

Ministério da Fazenda: Decreto 11.344/2023

Ministério da Previdência Social: Decreto 11.356/2023

 

As informações são da ANFIP.

Tags:

Anterior

IRPF: prepare os documentos para a declaração de ajuste de 2023

A Secretaria da Receita Federal deve confirmar em breve o calendário de entrega da Declaração Anual de Ajuste do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) relativa ao ano-base 2022. Normalmente, inicia em  março e termin...

24 de janeiro - Dia do Aposentado

A ANFIP-MG parabeniza e homenageia todos os aposentados (servidores públicos e da iniciativa privada), que se dedicaram por toda a vida em prol da sociedade, com sua força de trabalho, fé e perseverança. Feliz Dia do Apos

Newsletter