Um associado da ANFIP-MG relatou ao presidente Afonso Ligório de Faria que recebeu ligação em nome do vice-presidente de Administração da ANFIP, Márcio Humberto Gheller, solicitando depósito bancário para liberação de valor de ação judicial.
Com riqueza de detalhes sobre a conta bancária do associado, o possível golpista informou que o dinheiro oriundo de ações judiciais (GAT e GDAT) que ele teria a receber poderia ser retornado à União e pago apenas em 2027, caso ele não tomasse as providências.
"Ele me disse que a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) havia entrado em contato com a ANFIP comunicando que a correspondência (um alvará) havia sido enviada no final de 2021, mas retornou por eu não ter sido encontrado para recebê-la", detalhou o associado.
"Ele me orientou ainda a ligar para o procurador da Fazenda Nacional, uma vez que ele poderia evitar a devolução do valor à União. Foi o que fiz. Liguei para o procurador, que confirmou o que o suposto Márcio havia dito. Inclusive, tinha dados da minha agência/conta no Banco do Brasil", completou.
Diante desses fatos, a ANFIP-MG volta a recomendar aos associados que encerrem imediatamente a ligação e entrem em contato com o Jurídico da ANFIP, para eventuais esclarecimentos, em casos semelhantes ao que foi relatado.
É importante salientar também que, para receber qualquer valor oriundo de precatório, não há a necessidade de pagamento prévio, uma vez que os honorários dos advogados já são destacados no momento da inscrição. Portanto, desconfie ainda mais se solicitarem pagamento de algum valor.
Desconfie mesmo se os possíveis golpistas depositarem algum valor em sua conta. Eles fazem isso para tentar dar um ar de credibilidade à extorsão.
Por fim, é imprescindível que todos os associados fiquem atentos e não informem nenhum dado sigiloso como nome completo, CPF, RG, número da conta bancária ou qualquer outra informação pessoal que possa facilitar sua identificação.
Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo telefone (31) 99778-9952 ou pelo e-mail anfipmg@anfipmg.org.br, e com o Jurídico da Nacional, pelo telefone (61) 3251-8100 ou pelo e-mail jurídico@anfip.org.br.
A Receita Federal publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira, 5 de abril, a Instrução Normativa nº 2.077, que prorroga para 31 de maio de 2022 o prazo de entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sob...
Medida teria um impacto de cerca de R$ 6 bilhões neste ano, acima do R$ 1,7 bilhão previsto para reajustes salariais no orçamento deste ano O governo de Jair Bolsonaro decidiu dar aumento de 5% a todos os servidores federa