A ANFIP-MG alerta para as insistentes tentativas de golpes a que todos os associados estão sujeitos, especialmente os mais idosos.
São inúmeras as formas de abordagem dos golpistas visando obter vantagens indevidas. Entre as mais frequentes, destacamos:
- Ligação telefônica dizendo que houve saque com o cartão da vítima, ou mesmo que foi feita uma compra e, a partir daí, solicitam a confirmação de dados para solucionar o problema, como se representassem uma instituição financeira;
- Alegando ser de escritório de advocacia, fazem ligação telefônica para solicitar depósito prévio, a fim de agilizar a liberação de precatórios ou outros valores que a vítima teria a receber;
- Já existem até tentativas de golpes usando como pretexto a vacina contra a Covid-19. Nesse caso, ligam para, supostamente, agendar a vacinação e podem, a partir daí, invadir a casa da vítima para roubar, por exemplo. Além disso, durante a ligação, podem solicitar dados com objetivo de promover extorsão ou utilizá-los para aplicar novos golpes. Ainda há alertas sobre golpes em nome do Ministério da Saúde (MS), com objetivo de clonar o número de WhatsApp da vítima e ter acesso aos dados do telefone. O MS informa que não telefona para marcar vacinação e jamais solicita confirmação de dados;
- A ANFIP alertou também para uma tentativa de golpe feita por carta, supostamente enviada pela Coordenadoria Nacional dos Fundos e Pensões, informando sobre a liberação de valores referentes ao plano previdenciário. O documento contém a assinatura de uma pseudo advogada de São Paulo. Ao entrar em contato com o número informado na carta, a vítima é atendida por golpistas, que solicitam depósito para liberar um valor aprovado.
Diante disso, é imprescindível que todos os associados fiquem atentos e não informem nenhum dado sensível (nome completo, CPF, RG, número da conta bancária ou qualquer outra informação pessoal que possa facilitar sua identificação).
Também é importante não fazer nenhum depósito ou transferência prévia para liberação de valores de ações.
Antes de tomar qualquer atitude, entre em contato com a ANFIP-MG ou com a ANFIP para certificar se a informação procede ou não.
Desconfie se receber ligações que envolvam nomes de colegas, de diretores da ANFIP-MG ou de conselheiros da ANFIP. Se acontecer, desligue e ligue para o colega mencionado para se certificar da informação.
Sobre a vacinação contra a Covid-19, procure se informar sobre os procedimentos e calendário da campanha em sua região. Em Belo Horizonte, a prefeitura (PBH) informou que as visitas das equipes são agendadas via ligação telefônica SOMENTE após a realização do cadastro. Mas a Prefeitura alerta que os moradores da capital não devem abrir a porta ou receber nenhuma pessoa que diga ser da PBH sem o horário estar marcado e sem as devidas identificações.
Por fim, é recomendável fazer um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima, pois a Associação não tem competência para tomar qualquer ação de cunho investigativo.
Com informações da ANFIP e da PBH.
A ANFIP-MG comunica, com pesar, o falecimento do associado Gilberto Ferreira Rezende, ocorrido no dia 20 de janeiro de 2021, em Conceição do Rio Verde/MG. A ANFIP-MG solidariza-se com os familiares do colega Gilberto e dese...
Um novo golpe começou a ser aplicado junto aos associados da ANFIP, principalmente aqueles residentes no estado de São Paulo. Golpistas estão telefonando para os associados, se passando pelo presidente do Conselho Executiv